A geração Z foi a última a entrar no mercado, mas já se tornou a geração que marca o ritmo das tendências digitais, incluindo a tão esperada Web3. Isso é especialmente evidente no TikTok, uma plataforma cuja explosão entre os jovens destacamos há três anos.

O TikTok é hoje o espaço de referência para menores de 30 anos. 63% dos seus utilizadores enquadram -se nessa faixa etária, segundo dados de 2021 coletados pelo Business of Apps. E a sua penetração global, estima-se que feche 2022 com 1,8 mil milhões de contas abertas.

Essa consolidação do TikTok como ponto de encontro favoreceu a criação de comunidades de interesse, grandes grupos de utilizadores com hobbies ou preocupações comuns. Assim, o aplicativo ByteDance oferece a combinação perfeita de entretenimento, como espaço de diversão e diversão; e a publicidade, como contexto para a inserção da publicidade interativa e ultra personalizada por marcas que têm como público-alvo a Geração Z.

Comunidades de interesse no TikTok: últimas tendências

Quatro das comunidades de interesse mais florescentes do TikTok estão organizadas em torno de beleza, culinária, literatura ou sustentabilidade. Vamos conhecê-los um pouco mais de perto.

1. #BeautyTok: TikTok como fonte de inspiração de beleza

Vídeos com a hashtag #beauty no TikTok acumulam mais de 130.000 milhões de visualizações, enquanto os que incluem a hashtag #beautyproducts chegam a 670 milhões. Esta é apenas uma amostra do poder que o conteúdo relacionado à beleza e cuidados pessoais tem nesta plataforma.

As marcas desta área foram das primeiras a tirar partido das funcionalidades do TikTok Shopping, soluções de Social Commerce para estimular as vendas no TikTok, sendo a Labelium Play pioneira na implementação de estratégias para:

2. Cozinheiros e fãs unidos na comunidade #FoodTok

Aprender a preparar receitas do mundo todo, descobrir criações de chefs e cozinheiros amadores ou se aproximar de ingredientes desconhecidos são algumas das motivações da comunidade gastronómica no TikTok. A comida triunfa na rede social de microvídeos: o conteúdo com a tag #foodtok tem mais de 36.000 milhões de visualizações.

3. Economia, o fenómeno da moda de segunda mão

O 2022 Resale Report de thredUP destaca o boom do mercado de segunda mão, que deverá crescer 127% entre o final de 2021 e 2026, altura em que movimentará cerca de 218.000 milhões de euros em todo o mundo. Essa tendência está a enraizar-se no mundo da moda. A Geração Z entrou na onda de roupas e acessórios económicos e de upcycling para economizar dinheiro, promover a sustentabilidade, acessar produtos de marcas exclusivas e de luxo que eles não poderiam comprar de outra forma e tornar as suas compras divertidas.

Rodízio de guarda-roupa com roupas de segunda mão, promovido pelo movimento thrifter no TikTok

Os microvídeos são abundantes no TikTok mostrando como reutilizar roupas usadas ou como gerir a rotação do guarda-roupa aproveitando ofertas de segunda mão. Da mesma forma, vídeos de thrift flipping tornaram-se virais, ou seja, o arranjo ou combinação de roupas de segunda mão para recriar outfits das tendências.

4. #BookTok, o movimento que alimenta o amor pelos livros

A força da comunidade #BookTok , formada por fãs de literatura, reflete-se nas mais de 88.000 milhões de visualizações dos vídeos que incorporam essa hashtag. O próprio TikTok aproveitou esse interesse em reviews e recomendações de livros com o lançamento do The TikTok Book Club.

Anúncios do Shopping para se conectar com públicos emergentes no TikTok

A configuração dessas comunidades de interesses no TikTok dá origem à identificação de públicos emergentes, nos quais as marcas podem impactar com mensagens muito marcantes por meio das três novas soluções de Shopping Ads que o aplicativo ByteDance acaba de lançar:

  • Video Shopping Ads. Nascem da união dos atuais formatos Collection Ads e Dynamic Showcase Ads, que desaparecerão no final deste ano. São anúncios shoppable, que combinam vídeos e cards e, quando clicados, direcionam o utilizador para uma página de destino na aplicação que serve como ponte para a loja virtual. Com os dados coletados, o TikTok otimiza dinamicamente a exibição de anúncios.
  • Catalog Listing Ads. Permitem que os produtos sejam promovidos por meio de imagens estáticas, sem a necessidade de adicionar formatos de vídeo.
  • LIVE Shopping Ads. Incentivam o utilizador conectar-se a um evento live streaming e-commerce, onde são apresentados produtos que podem ser comprados ao vivo. 

Não perca a oportunidade de se conectar com o seu público no TikTok! Na Labelium Play, divisão da Labelium especializada em Áudio, Vídeo, CTV, DOOH, Gaming e Display, temos todas as ferramentas e know-how para fazer a sua marca descolar. Entre já em contracto!

Contate-nos