O conteúdo de áudio digital e, especificamente, o entretenimento neste formato não é apenas uma tendência. É uma realidade com a qual convivemos e cujo volume de consumo está em constante aumento. O relatório eMarketer Global Podcast Listener Forecast 2021-2025 garante que o número de ouvintes de podcast aumentará até 29% nos próximos três anos.

Segundo dados da Podimo, o mercado de áudio fatura 5.000 milhões de euros por ano mundialmente, com potencial para chegar a 30.000 milhões até o final da década. A pesquisa Digital News Report 2021 reflete que 38% dos utilizadores de Internet só na Espanha já ouviram pelo menos um podcast por mês no ano passado .

O ecossistema de podcast está maduro o suficiente para que as marcas vejam o áudio digital e os podcasts como uma ferramenta de marketing interessante. Saber gravar um podcast e implementar uma estratégia de publicidade online em formato de áudio traz vantagens para se conectar com o público-alvo e destacar-se da concorrência.

Passos para criar um podcast

Para se lançar no mundo do podcasting, principalmente do ponto de vista de uma marca, a primeira coisa a definir é uma boa estratégia de conteúdo. Isso envolve as seguintes etapas:

  1. Definir o público alvo do podcast, bem como o objetivo.
  2. Defina o tema e trabalhe na própria identidade do podcast, dando-lhe um nome e um design de capa. Algumas opções de abordagem para podcasts de marcas de diversos setores incluem falar sobre tendências, explicar conceitos e processos relacionados ao produto ou serviço, ou tirar dúvidas e questões dos utilizadores com um roteiro de perguntas e respostas.
  3. Estabeleça o formato da gravação: quantas pessoas participarão, se haverá um único locutor ou vários, e se haverá convidados; e que estrutura será seguida (por exemplo, entrevista, debate, ficção ou boletim).
  4. Planeie a frequência de publicação de cada episódio e o número de episódios da temporada. Planeie também em qual questão específica cada entrega se concentra.
  5. Escolha vozes com um timbre agradável , capazes de controlar o ritmo e a entonação da fala, assim como a velocidade da fala, para que a mensagem oral seja percebida sem dificuldade pelo receptor.
  6. Grave uma introdução e uma peça de encerramento: a primeira destinada a capturar a atenção do ouvinte e apresentar o podcast, e a segunda com um CTA claro que leva o ouvinte à ação.
  7. Escreva um roteiro que ajude a gerar fluidez e coerência no desenvolvimento sem perder sua naturalidade. O roteiro é essencial para o episódio 0 e posterior. Depois do episódio 0, também é conveniente realizar um ensaio com os envolvidos antes de realizar a gravação.
  8. Construir o roteiro sobre os princípios do storytelling , aproximando a marca do ouvinte por meio de uma narrativa poderosa que mantém seu interesse ao longo do podcast. Ao longo da história, mensagens positivas devem ser entrelaçadas que se alinhem com os core brand values.
  9. Selecione músicas , jingles e efeitos sonoros, acessando catálogos de recursos isentos de royalties ou adquirindo-os através de plataformas especializadas.

Material técnico para gravar um podcast

O podcast representa a total democratização na produção de conteúdo de áudio em relação aos criadores tradicionais (rádios, gravadoras, produtoras, etc.). O equipamento técnico necessário hoje para gravar um podcast é acessível e fácil de usar.

Aparelhos de gravação

A quantidade e a sofisticação do equipamento necessário para gravar um podcast variam de acordo com o tipo de programa, a sua complexidade interna e outros fatores. No entanto, com um computador e um microfone de médio alcance com conexão USB, é possível iniciar um podcast de qualidade, sem grandes exigências. Também pode ser feito através de um gravador digital ou até mesmo um telemóvel.

Interface de áudio

Se o podcast for planeado para ter vários locutores, talvez um computador e um microfone não sejam suficientes. Serão necessários vários microfones e um dispositivo para conectá-los simultaneamente, o que também amplifica o sinal. Este dispositivo é uma interface de áudio.

audio-digital-interfaz

Eles geralmente são portáteis, permitem que até quatro ou seis linhas de microfone sejam conectadas e fornecem um sinal de áudio perfeitamente modulado pronto para a posterior montagem e edição. As interfaces de áudio são obrigatórias para gravar um podcast se o microfone não tiver uma conexão USB, mas uma conexão XLR ou Canon, que é o padrão profissional.

Software para gravar e editar um podcast

Para dar forma e publicar um podcast é necessário editar, montar e finalizar o áudio previamente gravado. Para isso, existem infinitas alternativas que dependem do sistema operacional e das preferências pessoais do podcaster. No entanto, as soluções mais comuns são:

Audacity

O Audacity é um dos programas de gravação e edição mais duradouros, estabelecido e utilizado por podcasters, principalmente por ser de código aberto e, portanto, gratuito . É muito intuitivo e requer muito pouco conhecimento prévio. Não é uma solução profissional, mas atende às necessidades de 90% dos criadores.

Captura de tela do ambiente de trabalho do Audacity

Audacity

Pertence ao conjunto criativo da Adobe e representa um padrão amplamente utilizado em ambientes profissionais. É uma ferramenta extremamente poderosa , embora seja necessária uma taxa de licença, e o domínio completo e aprofundado pode exigir algum treino.

Gravação remota

Se não for possível para os participantes do podcast compartilhar o mesmo espaço físico, a gravação pode ser feita remotamente com qualidade de áudio mais do que aceitável. Qualquer programa projetado para videoconferência que permita gravar intervenções, como Microsoft Teams, Google Meet ou Skype, pode ser usado, embora seja aconselhável optar por plataformas que priorizem áudio HD, como Zoom ou Zencastr .

Podcasts como suporte publicitário em áudio digital

De acordo com o Libro Blanco del Audio Digital 2022 de IAB Spain , os podcasts como suporte publicitário estão em plena fase de desenvolvimento, alargando os seus horizontes em termos de formatos e padrões de medição para desempenho de anúncios . Dessa forma, nos próximos meses assistiremos ao surgimento de branded podcasts , sejam estes gravados diretamente pelas marcas, ou produzidos em conjunto com meios de comunicação ou criadores já estabelecidos no campo do áudio digital. Da mesma forma, o mundo gamer está a exportar o uso do áudio 3D como ferramenta para criar uma experiência imersiva por meio de anúncios, principalmente em conjunto com alto-falantes inteligentes.

Formatos de anúncio suportados para podcasts

O IAB analisa os principais formatos de anúncio para se conectar com ouvintes de podcast:

  • Spots pre -roll, mid-roll ou post-roll, com ou sem banner sincronizado, geralmente gerenciados por meio de compra programática.
  • Anúncios de áudio interativos , como os já disponíveis no Amazon Music, que permitem ao utilizador responder ao CTA através de alto- falantes inteligentes.
  • Patrocínios , com spots e menções dos anunciantes que implicam em exclusividade e que são negociados, portanto, por meio de compra direta.
Pareja activando un altavoz inteligente mediante comandos de voz

Segmentação de público-alvo na publicidade de podcast

O uso de publicidade em podcasts dá acesso a uma segmentação exaustiva de audiência, com a qual é possível escolher com precisão o tipo de público para o qual os anúncios serão exibidos. O Spotify, por exemplo, oferece várias opções de segmentação com base em dados demográficos, dispositivos conectados, interesses, comportamento fora da plataforma e interações anteriores. Mas a alternativa mais eficaz para atingir públicos muito específicos com os podcast ads é o targeting por hábitos de escuta , que é orientado de acordo com as preferências de gênero, subgênero e categoria do conteúdo que cada utilizador consome. Isso também ajuda a controlar a brand safety e a brand suitability.

Teclas para gravar um bom anúncio de áudio para podcasts

A produção de anúncios de áudio digital para podcasts deve estar sujeita a um conjunto de boas práticas que aumentarão a sua potencial eficácia na consecução dos objetivos definidos em termos de branding e conversões. Algumas delas são:

  • Não exceda a duração além de 15 segundos para que a atenção do utilizador não se disperse. Quanto mais curta, direta e concisa a peça for, melhor.
  • Mencione o nome da marca várias vezes ao longo do anúncio e, inevitavelmente, nos primeiros segundos.
  • Escolha um fundo musical em sintonia com o tom de comunicação da campanha, cativante, identificável e fácil de lembrar. Tem que chamar a atenção com as notas de abertura para incentivar a escuta ativa e conquistar o ouvinte para garantir que permaneçamos no seu top-of-mind.
  • Verifique se o anúncio será integrado de forma suave e sem estridência, com transições suaves de abertura e fechamento dentro da sessão de reprodução em agregadores ou plataformas de streaming.
  • Deixe a call to action em todo o anúncio, especialmente nos primeiros momentos.

Gostaria de usar os podcasts como tática para alimentar os KPIs do plano de marketing digital da sua marca? Na Labelium Play , divisão especializada de Áudio, Vídeo, CTV e DOOH da Labelium, temos uma equipe especializada pronta para ajudá-lo. Conte connosco!

Contate-nos