Alcançar um buyer’s journey omnicanal é um verdadeiro desafio. A experiência de compra omnichannel adquiriu relevância sem precedentes nos últimos tempos e, consequentemente, a interação entre utilizadores e marcas mudou. 

Na transformação da buyer’s journey está envolvida uma série de variáveis ​​que afetam o processo de decisão de compra e devem ser mensuradas e analisadas. O objetivo final é adaptar o impacto publicitário a um público que exige mensagens cada vez mais personalizadas. Nesse novo contexto, qual será o papel da publicidade audiovisual?

Buyer’s journey omnicanal: a decisão de compra tornou-se mais complexa

A proliferação de pontos de contacto entre a marca e o consumidor no ambiente digital gerou mudanças substanciais na jornada do consumidor. De acordo com a Harvard Business Review, 73% dos consumidores consultam várias fontes de informação antes de comprar um produto ou serviço. Dessa forma, as campanhas omnicanal têm uma taxa de conversão até 287% maior do que aquelas que envolvem apenas um canal, de acordo com The 2020 Marketing Automation Statistics Report de Omnisend

Nesse sentido, vale destacar algumas questões que intervieram na evolução da jornada do consumidor em direção ao atual paradigma omnichannel:

Publicidade audiovisual online na jornada do consumidor omnichannel

A experiência do cliente (CX) e a experiência do utilizador (UX) avançam de mãos dadas num processo de integração que levou ao novo paradigma de jornada do consumidor omnichannel. A proliferação de Digital Experience Platforms (DXP)  destaca a importância de cuidar da experiência online de utilizadores e consumidores.

De acordo com o The Future of CX: 2022 Report by Freshworks, 80% dos consumidores são mais propensos a fazer uma compra quando a marca oferece experiências personalizadas. É nesta área que a publicidade audiovisual programática assume um papel preponderante graças ao seu potencial de personalização de conteúdos. Especificamente, duas plataformas ganham destaque.

Publicidade audiovisual na TV conectada

Os serviços audiovisuais online continuam a posicionar-se como um valor crescente. A Pesquisa Global Consumer Insights da PwC mostra que 36% dos utilizadores gastaram mais em média audiovisual desde 2020. O sucesso da TV conectada dentro das estratégias omnichannel encontra-se em três pontos de diferenciação em relação a outros canais:

  • Análise baseada em Data Quality Indicators e na medição de resultados na taxa de visibilidade.
  • Segmentação eficaz para transmitir mensagens hiper direcionadas que impactam públicos específicos.
  • Capacidade criativa adaptada a diferentes formatos, plataformas e tecnologias.

Publicidade audiovisual em DOOH

O desenvolvimento da publicidade DOOH (Digital-Out-Of-Home) abriu um novo cenário para a veiculação publicitária em formatos audiovisuais. A sua integração na jornada do consumidor omnichannel responde às mudanças nos hábitos de consumo na realidade pós-COVID-19. 

Um exemplo dessa transformação é que 42% das pessoas que usam transporte público procuram formas de se locomover pela cidade a pé, segundo o Connecting the Dots Report de GWI. Esta nova tendência social destaca a necessidade de encontrar novos pontos de contato entre o público e a marca. 

Assim, a publicidade audiovisual em DOOH posiciona-se como um formato personalizado, com capacidade de impactar os espaços ao ar livre e levar o consumidor adiante pelo funil de conversão. O uso desse tipo de publicidade é muito útil para gerar interesse e engagement, como demonstra a campanha da Sephora com o Labelium Play através do DSP do Yahoo .

Na Labelium Play somos especialistas em publicidade audiovisual online. A nossa experiência na conceção de estratégias de marketing digital leva-nos a integrar os nossos serviços para nos adaptarmos aos desafios da nova jornada de compra omnicanal. Entre em contato connosco para se conectar com seu público como nunca antes.

Contate-nos